Apresentação do Reverendo Padre César Martinho Catarino

08.10.2022
Apresentação do Reverendo Padre César Martinho Catarino, novo Pároco da paróquia de Povolide
Cumprimento calorosamente o
Exmo. Reverendíssimo Senhor Bispo, António Luciano
Exmo. Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Eng.º João Paulo Gouveia
Exmo. Reverendo Padre César Catarino e na sua pessoa, cumprimento todos os representantes da Igreja Católica, hoje, aqui presentes, assim como os membros do conselho económico da fábrica da Igreja e todos os paroquianos desta comunidade!
Nos últimos anos, fomos abençoados com o trabalho realizado pelos Senhores Padres Alfredo Melo e António Batista, à frente da nossa paróquia, que cumpriram a sua missão, sendo chamados a estar junto de Deus, e deixaram saudades nos nossos corações.
A comunidade sem um Padre é como um rebanho sem pastor, as ovelhas permanecem juntas por tudo aquilo que aprenderam durante a vida, mas a ausência contínua pode fazer com que elas se desgarrem. Por isso, hoje é um dia especial para todos nós. Dia de acolher com muita felicidade o nosso novo pastor: Padre César Catarino.
É com muita alegria que a nossa comunidade o recebe! Seja bem-vindo à nossa paróquia! Simples, mas acolhedora! Hoje o Sr. inicia uma nova caminhada, para que, em conjunto possamos dar continuidade àquilo que já é ótimo, melhorar, aquilo que está bom e corrigir aquilo que ainda é problema.
Que Deus o ilumine e fortaleça nesta sua missão Sacerdotal e que o Espírito Santo lhe dê o discernimento necessário para tomar as decisões acertadas em prol desta comunidade.
A partir de agora, entre nós, será membro de cada família, compartilhará connosco todos os sofrimentos e alegrias. Cuidará de nós como o Pastor que cuida e conhece cada ovelha de seu rebanho.
Ao receber a convocação do Senhor Bispo e, em virtude da obediência abraçada, ofereceu o seu consentimento ao chamado. O chamado a abraçar a sua nova missão, sua nova Paróquia. Não quis tapar os ouvidos ao chamado de Deus para conduzir uma nova comunidade, dando a sua total obediência à Igreja, mesmo com todas as responsabilidades que já vinha a assumir noutras paróquias. Somos-lhe gratos por isso e o abraçamos e recebemos com amor, na certeza que vai conquistar e ser conquistado por esta Paróquia.
Saiba que criámos expectativas novas e, em contido entusiasmo, ficámos ansiosos a aguardar a sua chegada. Temos uma certeza: em tudo o que acontece com a Igreja nas suas várias instâncias, a mão de Deus prevalece como o fio condutor. Nessa perspetiva de fé queremos oferecer o nosso apoio e ajuda!
Há quem diga que política não se mistura com a religião, e não, não queremos, de todo, misturar no sentido mau que esta expressão possa insinuar, ao invés, queremos estar com a Igreja e prestar todo o apoio, nesta missão comum que nos une: servir a comunidade!
Oferecemos-lhe o nosso carinho, amizade e disponibilidade no dia-a-dia da vida comunitária.
Caríssimo Padre César Catarino, os desafios são muitos, mas tenha a certeza de que o senhor nunca estará só.
Todos os dias, com alegria, e com Jesus, carregaremos a cruz!
Seja bem-vindo entre nós e conte sempre connosco!
José Fernandes

Telemóvel: 925 338 129.
Chamada para a rede móvel nacional.
Telefone: 232 932 357.
Chamada para a rede fixa nacional.

Contactos Presidente

Telemóvel:
Chamada para a rede móvel nacional.